terça-feira, 29 de março de 2016

Lula a caminho da produção cientifica – o pós doc 2


Lula a caminho da produção cientifica – o pós doc 2

Lula a caminho da produção cientifica – o TCC, a monografia, a dissertação e a tese; por fim o trabalho de pós doc. A produção da própria literatura; sem obedecer tantas regras,

PDF 607



Já foi dito que o conhecimento é obtido em viagens, ou com recolhimentos, possibilitando uma análise dos acontecimentos. O olhar de fora com a introspecção do olhar de dentro. Observando o que aconteceu no passado ou observando o que vem pela frente. Lula poderia fazer diversos pós docs, observando cidades e comportamentos, justificando seus títulos recebidos. Mestres e doutores devem produzir conhecimentos.

E tomemos Natal/RN como exemplo, uma cidade esquecida no tempo, até o momento que se torne importante novamente. Ainda tenta ser lembrada novamente, com o oferecimento de um HUB, e investimentos para instalação de parques tecnológicos da informática e da informação. Já foi importante em períodos de guerra. Lembrando que uma cidade é um organismo vivo, tal como um corpo e suas células.

Natal/RN já foi ponto de apoio para caravelas perdidas. Natal/RN, já foi escala marítima e aérea em séculos passados, com os primeiros navios e os primeiros aviões, que cruzaram o Atlântico. Foi o Trampolim da Vitória na Segunda Grande Guerra. Tornou-se base de lançamento de foguetes com a Barreira do Inferno, lançando alguns foguetes de pesquisa. Natal/RN o eterno ponto estratégico do mundo. Ponto estratégico para energia eólica, para exploração de petróleo e energia solar. Ponto estratégico para outros países que avistam na frente o destino do mundo. A esquina do continente triangulando com a América do Norte e Europa. Um ponto estratégico para o mundo em território brasileiro. E deste ponto estratégico prevaleceu-se Câmara Cascudo.

Tudo escrito e descrito na literatura. A viagem pelos livros, jornais e revistas, pesquisando e revirando o passado. Um conhecimento descrito nas ruas com a linguagem oral. Um relato histórico em bibliotecas e arquivos históricos como o IHGRN – Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e INRG – Instituto Norte-Rio-grandense de Genealogia, E mais ainda a ANL – Academia Norte-rio-grandense de Letras. Natal a terra de Câmara Cascudo, que muito bem localizado geograficamente, colocou seus olhares em textos. Observou e analisou Natal e as notícias chegavam do mundo, pelo porto e pelo aeroporto. E o destino do Brasil nas mãos de um governo. Não se sabe se governa em nome do povo ou em nome de outros governos.

Seguindo a linha textos, afirmando que Lula recolhido, poderia criar um conhecimento, a partir de suas leituras e de suas viagens, e seu isolamento. Comecemos por exemplo bem antes de Cristo, com Homero, descrevendo em versos as viagens de Ulisses e suas Ulisseias (Odisseia), uma ode a Ulisses, a exaltação de um herói. Darwin também fez viagens e tirou conclusões sobre a evolução das espécies. E depois do denominado descobrimento de novas terras, quando os portugueses adquiriram um conhecimento geográfico e marítimo, começaram as Entradas e Bandeiras, ampliando o território brasileiro e ampliando o conhecimento da terra a ser ocupada, explorada.

Antônio Conselheiro e Euclides da Cunha, percorreram pari passo uma boa parte da caatinga e algumas partes do serrado, produzindo um conhecimento, retratado por Canudos e os Sertões. E assim foi com Lampião, mostrou que é possível viver na caatinga. Chegou E. J. Hobsbawn, e enquadrou Lampião e o cangaço, como um fenômeno social e universal, que também aconteceu em outros países, e escreveu Bandidos (1975).

Não há como não dizer que Lula fez caravanas pelo Nordeste, não há como não dizer que foi um retirante em direção a cidade grande. Não há como não dizer que já cruzou o Brasil em um jatinho.  Mas falta o seu recolhimento, as viagens ele já fez, no Brasil e no mundo. E ainda não foi o Moises para conduzir o seu povo de volta do lugar onde tornaram-se escravos. Ou quem sabe Noé livrando o povo das secas e das cheias. Que seja um Noé ou um Moisés livrando o Brasil de ser explorado e usado pelo mundo.



RN 29/03/2016

Aguardando o Lula a caminho da produção cientifica – pós-doc 3

Texto publicado em:

PDF 607 - Lula a caminho da produção cientifica – pós-doc 2
http://www.publikador.com/politica/roberto-cardoso-(maracaja)/lula-a-caminho-da-producao-cientifica-o-pos-doc-2


Textos anteriores:

PDF 594 - Lula a caminho da produção cientifica – o TCC
http://www.publikador.com/politica/roberto-cardoso-(maracaja)/lula-a-caminho-da-producao-cientifica-o-tcc
http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/5587178

http://fgqoferramenteiro.blogspot.com.br/


PDF 595 - Lula a caminho da produção cientifica – a Monografia

http://fgqoferramenteiro.blogspot.com.br/2016/03/lula-caminho-da-producao-cientifica.html

https://tmblr.co/Z9gcsh23LxtwR

PDF 596- Lula a caminho da produção cientifica – a Dissertação

https://tmblr.co/Z9gcsh23PrLPr

http://forumdomaracaja.blogspot.com.br/2016/03/lula-caminho-da-producao-cientifica.html

PDF 597- Lula a caminho da produção cientifica – a Tese

https://forummaracaja.wordpress.com/2016/03/17/lula-a-caminho-da-producao-cientifica-a-tese/

https://tmblr.co/Z9gcsh23WI2Pe

PDF 605 - Lula a caminho da produção cientifica – pós-doc 1
http://www.publikador.com/politica/roberto-cardoso/lula-a-caminho-da-producao-cientifica-o-pos-doc-1

https://tmblr.co/Z9gcsh23xJcWA

PDF 607 - Lula a caminho da produção cientifica – pós-doc 2
http://www.publikador.com/politica/roberto-cardoso-(maracaja)/lula-a-caminho-da-producao-cientifica-o-pos-doc-2






Nenhum comentário:

Postar um comentário